Projeto Cooperando com a Educação
O projeto criado em 2009 tem como objetivo oportunizar às crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade em fase escolar de Curitiba e região metropolitana, o acesso a novos livros por meio da ampliação do acervo das bibliotecas públicas e comunitárias, para que elas sejam cada vez mais incentivadas a ler e se desenvolver enquanto cidadãos. Confira os resultados alcançados ao longo desse período:
Agora, com o Instituto Unimed Curitiba queremos ampliar esse alcance por meio de ações de cuidado e promoção à saúde. Junte-se a nós e ajude a escrever novas histórias e transformar vidas. Clique aqui e saiba como.
O acervo das bibliotecas das escolas é ampliado com a doação de 200 novos livros de literatura infantil e infanto juvenil. Além da doação dos livros, outras atividades fazem parte do projeto, como concursos e doação de material escolar. O Instituto Unimed Curitiba faz ainda o acompanhamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas participantes do projeto.
Se você, como nós, acredita que por meio da leitura é possível viver novas experiências, aprimorar o conhecimento, conhecer culturas e acessar um mundo sem sair do lugar, você pode contribuir com o projeto Cooperando com a Educação!
Programa de Voluntariado Corporativo
Incentivar o trabalho voluntário de colaboradores e médicos cooperados faz parte da estratégia de engajamento e comprometimento da cooperativa com as causas sociais e com o nosso público interno. É uma forma de alinhar nossas ações aos princípios cooperativistas, aos valores definidos no Planejamento Estratégico da cooperativa e ao Jeito de Cuidar Unimed, além de contribuir de forma efetiva com a causa prioritária do Instituto Unimed Curitiba - cuidar da saúde e do bem estar das pessoas.
Programa Gente que Cuida
O programa tem esse olhar para o cuidado com as pessoas. Por meio dele, nossos médicos cooperados e colaboradores podem vivenciar experiências como voluntários, doando seu tempo ou fazendo doações, ou ainda participar de campanhas pontuais que atendem necessidades específicas da comunidade ou organizações sociais locais.
Confira as ações que fazem parte do programa e seus resultados em 2024:
Ações que fazem parte desse programa
O programa Gente que Cuida está dividido em três pilares: voluntariado, campanhas e doações, e treinamento e desenvolvimento.
PILAR VOLUNTARIADO

Selando Afeto
Selar afeto, doar e trocar são algumas palavras que definem o projeto. Na pandemia, voluntários do instituto escreviam cartas para idosos moradores do Lar Recanto do Tarumã para manterem uma comunicação afetuosa lembrando a escrita manual, comum há algumas décadas. Em 2024, o projeto foi reestruturado e as cartas se transformaram em visitas presenciais, e mais uma instituição de longa permanência passou a ser beneficiada também: o Lar Iracy Dantas de Andrade, que atende idosas. Resultados do projeto em 2024:
• 147 idosos atendidos
• 127 voluntários
• 231 horas de trabalho voluntário
• 291 presentes de aniversário entregues pelo instituto e voluntários
• 6 eventos de socialização
• 6 reuniões de alinhamento com voluntários
• 36 visitas de aniversário

Ações de voluntariado
Ao longo do ano de 2024, várias ações são realizadas por nossos voluntários, tais como: separação de tampinhas, entrega de kits e presentes das campanhas, visitas e eventos de socialização para idosos e crianças residentes em organizações sociais.
• 10 ações realizadas
• 185 voluntários envolvidos
• 360 horas de voluntariado
• 3.669 pessoas beneficiadas
PILAR CAMPANHAS E DOAÇÕES

Campanha do Agasalho
Em 2024, a campanha do agasalho, que acontece há 16 anos, bateu o recorde de arrecadação. Com a participação de médicos cooperados, colaboradores, clientes e parceiros, beneficiamos 1.724 pessoas com a arrecadação de 6.894 peças, entre agasalhos, cobertores e também roupinhas, camas e medicações para pets. Foram beneficiados 10 organizações sociais e 2 abrigos de animais.

Campanha Natal Solidário para crianças
Há 11 anos, a Unimed Curitiba é parceira dos Correios na “Campanha Papai Noel dos Correios”, que atende crianças de até 10 anos matriculadas e que frequentam regularmente as escolas públicas no estado do Paraná localizadas em áreas de risco e vulnerabilidade social. Em 2024, foram 315 crianças apadrinhadas dos CMEI Boa Vista, Solitude, São Leonardo e ainda 25 cartinhas avulsas.

Campanha Natal Solidário para idosos
A campanha de Natal com os idosos residentes em instituições de longa permanência em sua 4ª edição contou com a participação de 248 médicos cooperados, que alegraram 461 idosos de 7 organizações sociais: Asilo São Vicente de Paulo, Casa do Vovô, Lar Esperança, Centro de Amparo aos Idosos Jesus Maria José – CAJEMA, Lar de Idosos Paz e Vida, Lar Bom Jesus e Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Essa ação proporciona momentos de vínculo, amenizando lacunas emocionais e de interação social, muito presentes na realidade dos idosos.

Campanha Aqueça um Idoso nesta Páscoa
A Páscoa é uma data cheia de amor, esperança e renovações. Pensando nisso, criamos a campanha que em 2024 chegou a sua 2ª edição mobilizando médicos cooperados a doarem kits “aquecendo o coração”, compostos por uma manta ou cobertor, uma lata de leite em pó ou um leite longa vida, uma lata de achocolatado e uma caixa de aveia. Ao todo, foram doados 232 kits que forma entregues em três organizações sociais beneficiando 74 pessoas.

Campanha de Páscoa Doces Sorrisos
Com doces e guloseimas, cerca de 150 kg doados pela Unimed Curitiba, levamos alegria para crianças da Associação Beneficente Renascer que atende em média 140 crianças em situação de vulnerabilidade de Curitiba.

Campanha EducAção na Ponta do Lápis
Em sua 2ª edição realizada em 2024, foram 2.121 itens arrecadados e doados para 233 crianças e adolescentes estudantes atendidos por três organizações sociais: Coração Acolhedor, no bairro Uberaba, moradores do Bairro Caximba e Associação Nova Aliança em Fazenda Rio Grande.

Campanha Abrace uma Família do Rio Grande do Sul
A campanha foi idealizada pelo Instituto Unimed do Rio Grande do Sul, que acionou as federações em todo o Brasil buscando apoio para ajudar as famílias de colaboradores das singulares do estado para reconstruírem suas casas que foram perdidas, parcial ou na totalidade, em decorrência das enchentes que assolaram o estado em 2023. O Instituto Unimed Curitiba adotou duas famílias de colaboradores da Unimed Vale dos Sinos, doando material de construção, móveis e utensílios domésticos. Além disso, destinou 232 itens entre mantas, cobertores, cachecóis, luvas, água sanitária e esponjas de limpeza para as vítimas das enchentes.

Campanha Acolha Nosso Ciclo
Lançada no Dia Internacional da Mulher, tem como foco a arrecadação de itens de higiene pessoal (absorvente, lenço umedecido e sabonete íntimo). Foram arrecadados 231 itens e o instituto doou mais 504, que foram entregues para 5 organizações e projetos sociais. Além disso, o instituto viabilizou rodas de conversa sobre o tema “igualdade menstrual e saúde da mulher” com as voluntárias Aline Matos, médica cooperada da Unimed Curitiba especialista em ginecologia e obstetrícia, e Anna Muller, biomédica e educadora menstrual. Obtivemos participação de 57 pessoas atendidas das organizações sociais Encontro com Deus e Coração Acolhedor, além de colaboradores e funcionárias terceiras da Unimed Curitiba.
PILAR TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Cursos, palestras e oficinas
Em 2024, o Instituto Unimed Curitiba promoveu quatro ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional com palestras, cursos, workshops e oficinas. As atividades contaram com a participação de 150 colaboradores e totalizaram 654 horas de treinamento. Entre os temas abordados estavam: ética, integração no ambiente profissional, habilidades interpessoais e desenvolvimento humano e sustentável.

Fortalecimento das organizações sociais
O segundo eixo de atuação do Instituto Unimed Curitiba é o fortalecimento das organizações sociais. Em 2024, foi realizado o 2º workshop com o tema "gestão sustentável no terceiro setor: como avaliar o impacto social", reunindo 33 representantes de 26 organizações sociais locais. A iniciativa teve como objetivo promover o aprimoramento da gestão e ampliar a capacidade de geração de impacto positivo dessas instituições na comunidade.

Encontro de fornecedores e prestadores
Com o tema "ESG: como implementar e criar ambiente de conexões colaborativas aplicadas ao negócio", foi realizado o encontro que contou com a participação de 42 representantes de prestadores e fornecedores e 20 colaboradores da Unimed Curitiba.
Ações e projetos que fazem parte do Conexão 3R:

Eu Ajudo na Lata
A campanha, lançada em 2013, arrecada lacres de latinhas que são vendidos para empresas recicladoras. Os valores da venda são revertidos na compra de equipamentos de mobilidade para pessoas idosas ou com deficiência que residem, em sua maioria, em instituições de longa permanência. Desde o início, já foram doados 3.734 kg de lacre, que se transformaram em 50 cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros itens e beneficiaram 16 organizações que juntas atendem mais de 1.650 pessoas. O ano de 2024 fechou com 64 postos de coleta entre as unidades da Unimed Curitiba e parceiros.

Atitude na Tampa
Lançada em 2022, ela incentiva a arrecadação de tampas plásticas e rígidas, que terão os valores de sua venda revertidos para a compra de fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal e de limpeza para idosos em situação de vulnerabilidade institucionalizados. Além de ajudar os idosos, contribuímos com o meio ambiente, dando uma destinação correta a esse resíduo, que é a reciclagem. Desde sua criação, já foram arrecadados 4.969 kg de tampinha, que geraram a compra de 2.586 fraldas, beneficiando 13 organizações sociais.

Reaproveitamento de banners
Outro produto que tem destinação correta são os banners em desuso da Unimed Curitiba. Eles são transformados em pastas, bolsas e necessaires pelas mãos de mulheres do Grupo de Mães União Vila Torres, proporcionando, além do descarte correto, a geração de renda para a comunidade com a confecção do material. Em oito anos, foram confeccionadas 2.640 peças gerando renda de mais de R$ 21 mil para o Clube de Mães União Vila Torres, que confecciona os materiais.

Reciclagem de equipamentos eletrônicos
Esse projeto tem como objetivo dar a destinação correta aos resíduos eletrônicos que contribuem com os projetos sociais do instituto. Computadores, notebooks, impressoras, monitores e celulares podem se transformar em sorrisos. Além de ajudarmos o meio ambiente, com o valor gerado do descarte correto desses resíduos ampliamos nossas ações e projetos para contribuir para a transformação social da comunidade. Desde 2023, foram mais de 15.000 kg em equipamentos eletrônicos e resíduos de obras que tiveram a destinação correta.