Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2014).
Para a Unimed Curitiba, as boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da cooperativa, facilitando seu acesso aos recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, embasando-se nos princípios do cooperativismo e garantindo sua perenidade.
Em constante evolução, a estrutura de Governança da Unimed Curitiba preza pela transparência e pela conduta ética, valores muito importantes para a cooperativa, amparada por uma forte estrutura de Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos, Segurança da Informação e Proteção de Dados, com constantes ações de disseminação desses requisitos na cultura na organização.
A governança garante que as ações e decisões tomadas na cooperativa estejam de acordo com a estratégia definida e sejam orientadas aos resultados esperados. Além disso, garante que as relações e as negociações sigam embasadas em valores éticos e idôneos e de acordo com os 7 Pilares de Governança da Unimed Curitiba, quais sejam: Responsabilidade Corporativa, Cooperação, Ética e Integridade, Transparência e Comunicação, Equidade e Diversidade, Prestação de Contas e Inovação e Sustentabilidade.