Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2014).

 

Para a Unimed Curitiba, as boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da cooperativa, facilitando seu acesso aos recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, embasando-se nos princípios do cooperativismo e garantindo sua perenidade.

 

Em constante evolução, a estrutura de Governança da Unimed Curitiba preza pela transparência e pela conduta ética, valores muito importantes para a cooperativa, amparada por uma forte estrutura de Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos, Segurança da Informação e Proteção de Dados, com constantes ações de disseminação desses requisitos na cultura na organização.

 

A governança garante que as ações e decisões tomadas na cooperativa estejam de acordo com a estratégia definida e sejam orientadas aos resultados esperados. Além disso, garante que as relações e as negociações sigam embasadas em valores éticos e idôneos e de acordo com os 7 Pilares de Governança da Unimed Curitiba, quais sejam: Responsabilidade Corporativa, Cooperação, Ética e Integridade, Transparência e Comunicação, Equidade e Diversidade, Prestação de Contas e Inovação e Sustentabilidade.

 

esquema que demonstra como é a governança corporativa na Unimed Curitiba

 

Órgãos de Governança Corporativa da Unimed Curitiba

Assembleia Geral

É a principal instância dos médicos cooperados. Nas assembleias, são eleitos os agentes de governança, apresentados os principais projetos da cooperativa e realizadas as deliberações em conjunto. A assembleia é, portanto, a principal representação da governança corporativa. Parafraseando a Lei Cooperativista n.º 5764/1971, “a Assembleia Geral é o órgão supremo da sociedade cooperativa, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, e suas deliberações vinculam a todos, ainda que ausentes ou discordantes”. 

Conselho de Administração

Sua função é tomar decisões sobre a condução dos negócios, certificando-se do retorno do investimento a longo prazo bem como a maximização dos resultados e a garantia da manutenção da sustentabilidade da cooperativa. O Conselho de Administração (CA) representa os interesses dos cooperados junto à gestão da cooperativa, contribuindo para a elaboração das estratégias e monitorando os resultados obtidos. Na Unimed Curitiba, o Conselho de Administração é formado por 11 membros, sendo seis integrantes da Diretoria Executiva e cinco conselheiros vogais, eleitos pelos cooperados em Assembleia Geral para o mandato de quatro anos. Os membros do CA reúnem-se quinzenalmente e suas responsabilidades encontram-se detalhadas no Estatuto Social e no Regimento Interno da cooperativa.

Diretoria Executiva

Responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral. Tem a atribuição de executar as normas para cumprimento dos objetivos da cooperativa e realiza reuniões semanais. As responsabilidades encontram-se detalhadas no Estatuto Social e no Regimento Interno da cooperativa.

Conselho Fiscal

Seu objetivo é fiscalizar assídua e minuciosamente a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pelos cooperados na Assembleia Geral. É constituído por seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, eleitos anualmente.

Comissão Ético Disciplinar - CED

A Comissão Ético Disciplinar (CED) é um órgão auxiliar à administração, responsável pela investigação de infrações cometidas por cooperados contra a Lei, o Código de Ética Médica, o Estatuto e o Regimento Interno da cooperativa. É composta por nove cooperados, eleitos para um mandato de quatro anos.

Comissões Instituídas

O Conselho de Administração poderá nomear cooperados, cumpridores dos requisitos legais, do Estatuto Social e do Regimento Interno da cooperativa, para composição de Comissões Instituídas, que terão por finalidade assessorá-lo em questões específicas. São elas especialmente:

- Comissão Técnica (CT): órgão responsável pela análise das demandas que necessitem de parecer ou intervenção técnico-científica. É composta por até nove cooperados.

- Comissão de Estatuto, Regimento e Regulamentos (COER): órgão responsável por recomendar ou analisar as propostas de alteração do Estatuto Social, Regimento Interno e outros regulamentos. É composta por até cinco cooperados.

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral, órgão independente e auxiliar das Assembleias Gerais, é responsável pela condução integral do processo eleitoral para o Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comissão Ético Disciplinar e Conselho Fiscal. É composta por três cooperados, eleitos por chapa para um mandato de quatro anos.

Pilares que compõem a Governança Corporativa na Unimed Curitiba

Responsabilidade Corporativa

Zelar pela viabilidade econômico-financeira da cooperativa, reduzir os riscos dos negócios e operações e aumentar as oportunidades de manter a sustentabilidade da cooperativa.

Cooperação

Incentivar o espírito cooperativista e a participação dos cooperados e dos colaboradores com todos os públicos envolvidos, visando atingir os objetivos estratégicos da cooperativa.

Ética e Integridade

A Unimed Curitiba zela pela ética na tomada de decisões e proporciona um ambiente que prima pela transparência e pela integridade com o intuito de colaborar para a construção de uma sociedade cooperativa, sempre valorizando a gestão democrática por meio da participação ativa dos médicos cooperados nos processos decisórios.

Transparência e Comunicação

A Unimed Curitiba acredita ser fundamental manter transparência nos negócios e comunicação adequada aos seus públicos. Divulgar o Relatório de Sustentabilidade anualmente e ata das assembleias gerais estão entre as ações.

Equidade e Diversidade

A Unimed Curitiba protege os direitos dos cooperados, colaboradores, clientes, pacientes e de todas as pessoas envolvidas com o seu negócio, praticando a empatia e a equidade conforme direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas de cada público.

Prestação de Contas

A administração da Unimed Curitiba busca prestar contas da sua atuação de forma clara e objetiva.

Inovação e Sustentabilidade

A inovação permanente promove a transformação; a sustentabilidade é a finalidade essencial de todos os pilares, pois impulsiona a visão de longo prazo e a continuidade do negócio, produzindo relações duradouras; atuando dessa forma, permite o alcance de valor agregado, em benefício de todos. Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, aliar inovação à sustentabilidade se torna cada vez mais necessário, por ser um modo de preservar o meio ambiente e um caminho para a conquista de novas oportunidades de mercado.

Veja também